PLAYLIST #1 – Cristina Regadas Posted in: Eventos, Playlist

LADO A
8, 10, 16, 18, 25 de Junho e 1 de Julho – 22h00 / 02h00

Campo
Vídeo, cor, 3’13’’
Filme super 8 transferido para vídeo digital
2012
#natureza #transparência #opacidade #alquimia #exotismo #botânica #geologia #paisagem #minerais #orgânico #inorgânico #passeio #campo #contracampo #observação #química

Até ao Mar
vídeo, cor, 1’20”
filme super 8 transferido para vídeo digital
2013
Apresentado no contexto do projecto em desenvolvimento “Passeio”, Até ao Mar regista, em película, um percurso na cidade do Porto, desde a casa da artista até à Foz do Douro, opondo os elementos domésticos e arquitectónicos do início do filme com os aspectos mais naturais do seu final.

Cling
Video, cor, 2’46”
Filme 8 mm transferido para vídeo digital
2012
(Versão original com música por Christine Fowler “Elegy for Dead Guitars”)
Na captação espontânea de imagens, tanto em fotografia como em filme, a câmara é utilizada de uma forma impulsiva. Ao filmar em 8mm, o tempo de gravação é limitado. A gestão dos 3 minutos que cada cartucho oferece obriga a um registo próximo do acto fotográfico.

Cling foi filmado na cidade do Porto, e pertence a um projecto de constante indagação acerca dos elementos que determinam a forma e a identidade do que é captado. Cling é mais um momento sobre a ambiguidade do reconhecimento do material fotográfico, das geografias, das figuras, dos costumes e das arquitecturas que cada enquadramento encerra.

Dailies
Slideshow
30’18’’
Desde há alguns anos que Cristina Regadas regista diariamente imagens do seu quotidiano. Utiliza uma pequena máquina compacta 35 mm, que lhe permite captar rapidamente qualquer situação que lhe seja particular, sem nunca procurar o acontecimento espetacular ou enquadramento perfeito. Os registos são desprovidos de reflexão e respondem a um olhar intuitivo e imediato do real.
Dailies funciona em blog, online.

LADO B
9, 11, 17, 24, 30 de Junho e 2 de Julho – 22h00 / 02h00

Marcelo
vídeo, cor, 6’12’’
2016
Observação do animal enquanto paisagem.

Okinawa
vídeo, cor, 2′
H264.mov transferido para vídeo digital
2013
(versão original: som, TimiTimiNoNo_ Untitled (excerto)
Nos anos 70, várias cidades no Japão foram fotografadas em slide por um turista anónimo. O conjunto destes diapositivos foi arquivado, estudado e organizado segundo uma metodologia que visa a criação de várias narrativas especulativas.
A partir de uma imagem fixa, subtilmente manipulada ao longo do tempo do filme, que coabita com uma banda sonora em crescendo, o espectador ansiará por um movimento dos elementos representados.
Okinawa, que dá título a este filme, é uma região japonesa composta por várias ilhas. Tem ocupação norte-americana desde a segunda Guerra Mundial, e durante a Guerra do Vietname serviu de ponto estratégico nas movimentações bélicas.
A dieta alimentar em Okinawa é uma das mais saudáveis do mundo. A esperança média de vida ronda os 100 anos.

Sem título
Slideshow
versão Junho 2016
15’36’’
Diário fotográfico de 3 meses de viagem entre a Europa e os EUA.

Sobre a artista

Cristina Regadas
Nasceu em 1977
Vive e trabalha no Porto, Portugal
É licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Aluna bolseira Erasmus no curso de Fotografia da École Supérieure “Le 75”, Bruxelas, Bélgica
Das exposições individuais destacam-se Rise and Shine em 2007, na Galeria MCO no Porto; e Piéce Unique em 2005 na Galeria Plumba, Porto.
Participa em diversas exposições colectivas em Portugal, Espanha e Brasil desde 1999, destacando as últimas – A riqueza múltipla e multiplicadora da ambiguidade, no Espaço Mira, Porto em 2014; HETERO Q.B., Museu do Chiado em Lisboa e Uma questão de Género, Espaço Axa no Porto, em 2013.

Em 2006/7 foi fotógrafa colaboradora dos YPU (Young Photographers United), tendo trabalhado sobretudo entre o Porto e Holanda.
De 2009 a 2011 foi co-programadora da “Fundação” (http://a-fundacao.blogspot.pt/), espaço de programação independente na cidade do Porto, que recebeu vários artistas nacionais e internacionais
Em 2012, colaborou com o coletivo Ouunpo (http://visionforumouunpo.blogspot.pt/) na sessão do Porto
Foi produtora e colaboradora no serviço educativo da Culturgest Porto de 2005 a 2010.
Desde 2010, é produtora e co-curadora no Programa ARTES da Fundação Manuel António da Mota. http://www.artes.fmam.pt/

Em 2013, fez uma longa viagem pelos EUA (New York, New Hampshire, New Jersey, Virginia, Connecticut, Maine, Vermont, Maryland, Ohio, Michigan, Pennsylvania, Illinois, Wisconsion, Iowa, Minnesota, Oklahoma, Kentucky, Tennessee, Arkansas, Texas, New Mexico, Arizona, California ) e Canadá ( Quebéc, Ontario), produzindo em 2014 o livro 39,99 – diário fotográfico da viagem – publicado pela Pingado-Prés no Brasil.

Desde 2012 que publica diariamente no seu projecto online Dailies (http://cristinaregadas-dailies.tumblr.com/)

https://cristinaregadas.wordpress.com

Imagens neste documento: © Cristina Regadas

« Livro de Viagem
PLAYLIST »