Playlist #20 – Paulo Mendes Posted in: Eventos, Playlist

QUINTAS, SEXTAS E SÁBADOS DE MARÇO – 22H00

NOTES ON THINGS BASED ON REAL LIFE EVENTS (F.451.2018) #1

2018

UMA INSTALAÇÃO VÍDEO SITE-SPECIFIC REALIZADA EM 2018 PARA O PROJECTO PLAYLIST.
VÍDEO EM LOOP A PARTIR DE EXCERTOS DO FILME FAHRENHEIT 451, REALIZADO POR FRANÇOIS TRUFFAUT EM 1966 ADAPTANDO O LIVRO DE RAY BRADBURY.
DIMENSÕES VARIÁVEIS, ADAPTÁVEL PARA QUALQUER BIBLIOTECA.

“QUEIMAR ERA UM PRAZER.
ERA UM PRAZER MUITO ESPECIAL VER AS COISAS ARDEREM, VÊ-LAS CALCINAR-SE E MUDAR.
PUNHO DE COBRE NA MÃO, ARMADO DESSE IMENSO PITON QUE CUSPIA O VENENO DA SUA GASOLINA SOBRE O MUNDO, SENTIA O SANGUE BATER-LHE NAS TÊMPORAS E AS SUAS MÃOS TORNAVAM-SE AS MÃOS DE UMA ESPÉCIE DE MAESTRO PRODIGIOSO DIRIGINDO TODAS AS SINFONIAS DO FOGO E DO INCÊNDIO, AO RITMO DAS QUAIS SE DESMORONAVAM OS FARRAPOS E AS RUÍNAS CARBONIZADAS DA HISTÓRIA.”

“DEVES COMPREENDER QUE A NOSSA CIVILIZAÇÃO É TÃO VASTA QUE NÃO NOS PODEMOS PERMITIR INQUIETAR OU INCOMODAR AS NOSSAS MINORIAS.”

“TRANSMITIREMOS ORALMENTE O CONTEÚDO DOS LIVROS AOS NOSSOS FILHOS E OS NOSSOS FILHOS, POR SUA VEZ, LEVARÃO O ENSINO AOS OUTROS. MUITOS SE PERDERÃO, É INEVITÁVEL. MAS NÃO SE PODE FORÇAR AS PESSOAS A OUVIR. É NECESSÁRIO QUE ELAS VENHAM TER CONNOSCO, CADA UMA POR SUA VEZ, PERGUNTANDO O QUE SE PASSA E PORQUE EXPLODIU O MUNDO SOB OS SEUS PÉS.”

RAY BRADBURY, FAHRENHEIT 451

A EVIDÊNCIA DO NOSSO QUOTIDIANO CONFIRMA A VERDADE INTRÍNSECA DA DISTOPIA E APENAS CONFIRMA EM PRETÉRITO PERFEITO A UTOPIA COMO UMA PALAVRA, UM MURMÚRIO, SEM CONTEÚDO.
P.M. 2018

BIO
ARTISTA PLÁSTICO DE FORMAÇÃO, COMISSÁRIO DE EXPOSIÇÕES E PRODUTOR DE PROJECTOS CULTURAIS.

APRESENTA O SEU TRABALHO INDIVIDUALMENTE E EM COLECTIVO DESDE O INÍCIO DA DÉCADA DE 90. O SEU TRABALHO CARACTERIZA-SE PELA CONTAMINAÇÃO ENTRE AS VÁRIAS DISCIPLINAS – O CINEMA, O DESIGN, A ARQUITECTURA, A MÚSICA, O TEATRO A DANÇA –, E PELA DIVERSIDADE DE MEIOS DE SUPORTE QUE CADA PROJECTO DETERMINA – A PINTURA, O DESENHO, A FOTOGRAFIA, O VÍDEO, A INSTALAÇÃO E A PERFORMANCE.

PARTICIPOU E COMISSARIOU NUMEROSAS EXPOSIÇÕES, INDEPENDENTES E INSTITUCIONAIS.

AO LONGO DOS ANOS E ENQUANTO ARTISTA PLÁSTICO APRESENTOU TRABALHOS NO MUSEU DE SERRALVES, CÍRCULO DE ARTES PLÁSTICAS DE COIMBRA (CAPC), MUSEU DO NEO-REALISMO, SOLAR GALERIA DE ARTE CINEMÁTICA, LABORATÓRIO DAS ARTES, MUSEU DO CHIADO, CENTRO DE ARTES VISUAIS (CAV), GALERIA JOÃO GRAÇA, PLATAFORMA REVÓLVER, GALERIA ZDB, CULTURGEST, GALERIA QUADRUM, SALA DO VEADO, FUNDAÇÃO CUPERTINO MIRANDA, GALERIA GRAÇA FONSECA, MUSEU NOGUEIRA DA SILVA, PAVILHÃO BRANCO DO MUSEU DA CIDADE, ZARATAN – ARTE CONTEMPORÂNEA, GALERIA NUNO CENTENO, ESPAÇO FUNDAÇÃO PMLJ, MUSEU DO ORIENTE, COLÉGIO DAS ARTES, CENTRO CULTURAL VILA FLOR (CCVF), APPLETON SQUARE, MUSEU BERARDO / CCB, MUSEU DA ELECTRICIDADE / FUNDAÇÃO EDP / MAAT, ENTRE MUITOS OUTROS ESPAÇOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

COMISSARIOU ENTRE OUTROS PROJECTOS INDEPENDENTES: ZAPPING ECSTASY (1996), (A)CASOS (&) MATERIAIS (1998-99), PLANO XXI / PORTUGUESE CONTEMPORARY ART. CINEMA & MUSIC (2000 / GLASGOW), PROJECTO IN.TRANSIT + W.C.CONTAINER (1999 A 2009) E O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL (COM EMÍLIA TAVARES / 2015).

ENTRE OS PROJECTOS COMISSARIADOS MAIS INSTITUCIONAIS PODEM-SE DESTACAR: ANATOMIAS CONTEMPORÂNEAS (COM PAULO CUNHA E SILVA / 1997), TERMINAL (2005), PARA A GUIMARÃES 2012 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA A EXPOSIÇÃO CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS, UMA VIAGEM ICONOCLASTA POR COLEÇÕES DE COISAS EM FORMA DE ASSIM, OU MAIS RECENTEMENTE PICTURES AND CREAM (2015 / CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART) E THEM OR US!, UM PROJECTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA SOCIAL E POLÍTICA (2017 / GALERIA MUNICIPAL DO PORTO).

AO LONGO DE MAIS DE VINTE E CINCO ANOS DE TRABALHO, PARTICIPOU EM APROXIMADAMENTE TREZENTOS PROJECTOS EXPOSITIVOS E PERFORMATIVOS, TENDO COMISSARIADO E PRODUZIDO MAIS DE SETENTA EXPOSIÇÕES, INDEPENDENTES E INSTITUCIONAIS, QUE MARCARAM O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE UMA NOVA GERAÇÃO DE CRIADORES E LHE PROPORCIONARAM UM EXTENSO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EM PORTUGAL.

WWW.PAULOMENDES.ORG

ENG

THURSDAYS, FRIDAYS AND SATURDAYS THROUGHOUT MARCH – 10:00PM

NOTES ON THINGS BASED ON REAL LIFE EVENTS (F.451.2018) #1

2018

A SITE-SPECIFIC VIDEO INSTALLATION PRODUCED IN 2018 FOR THE PLAYLIST PROJECT. VIDEO LOOP WITH EXCERPTS FROM THE FILM FAHRENHEIT 451, DIRECTED BY FRANÇOIS TRUFFAUT IN 1966 ADAPTING THE BOOK BY RAY BRADBURY. VARIABLE DIMENSIONS, ADAPTABLE TO ANY LIBRARY.

“BURNING WAS A PLEASURE. IT WAS A SPECIAL PLEASURE TO SEE THINGS BURN, TO SEE THEM CALCINING AND CHANGING. COPPER FIST IN HIS HAND, ARMED WITH THIS IMMENSE PYTHON THAT SPAT THE VENOM OF HIS GASOLINE ON THE WORLD, HE FELT THE BLOOD BEAT ON HIS TEMPLES, AND HIS HANDS BECAME THE HANDS OF A KIND OF PRODIGIOUS CONDUCTOR DIRECTING ALL THE SYMPHONIES OF FIRE AND BLAZE, THE PACE OF WHICH COLLAPSED THE RAGS AND THE CHARRED RUINS OF HISTORY.”

“YOU MUST UNDERSTAND THAT OUR CIVILIZATION IS SO VAST THAT WE CAN NOT AFFORD TO DISTURB OR BOTHER OUR MINORITIES.”

“WE WILL ORALLY TRANSMIT THE CONTENTS OF THE BOOKS TO OUR CHILDREN AND OUR CHILDREN, IN TURN, WILL BRING THE TEACHING TO OTHERS. MANY WILL BE LOST, IT IS INEVITABLE. BUT YOU CAN NOT FORCE PEOPLE TO LISTEN. IT IS NECESSARY THAT THEY COME TO US, EACH IN TURN, WONDERING WHAT’S GOING ON AND WHY THE WORLD BLEW UP UNDER THEIR FEET.”

RAY BRADBURY, FAHRENHEIT 451

THE EVIDENCE OF OUR DAILY CONFIRMS THE INTRINSIC TRUTH OF DYSTOPIA AND ONLY CONFIRMS IN PAST PERFECT UTOPIA AS A WORD, A MURMUR, WITHOUT CONTENT.
P.M. 2018

BIO

VISUAL ARTIST, EXHIBITION CURATOR AND PRODUCER OF CULTURAL PROJECTS.

HE HAS BEEN WORKING INDIVIDUALLY AND COLLECTIVELY SINCE THE EARLY 1990S. HIS WORK IS CHARACTERIZED BY THE CONTAMINATION BETWEEN VARIOUS DISCIPLINES – CINEMA, DESIGN, ARCHITECTURE, MUSIC, THEATER AND DANCE – AND THE DIVERSITY OF MEANS OF SUPPORT EACH PROJECT DETERMINES – PAINTING, DRAWING, PHOTOGRAPHY, VIDEO, INSTALLATION AND PERFORMANCE.

HE PARTICIPATED AND COMMISSIONED NUMEROUS EXHIBITIONS, BOTH INDEPENDENT AND INSTITUTIONAL.

OVER THE YEARS AND AS A VISUAL ARTIST HE PRESENTED WORKS AT THE SERRALVES MUSEUM, CÍRCULO DE ARTES PLÁSTICAS DE COIMBRA (CAPC), MUSEU DO NEO-REALISMO, SOLAR GALERIA DE ARTE CINEMÁTICA, LABORATÓRIO DAS ARTES, MUSEU DO CHIADO, CENTRO DE ARTES VISUAIS (CAV), GALERIA JOÃO GRAÇA, PLATAFORMA REVÓLVER, GALERIA ZDB, CULTURGEST, GALERIA QUADRUM, SALA DO VEADO, FUNDAÇÃO CUPERTINO MIRANDA, GALERIA GRAÇA FONSECA, MUSEU NOGUEIRA DA SILVA, PAVILHÃO BRANCO DO MUSEU DA CIDADE, ZARATAN – ARTE CONTEMPORÂNEA, GALERIA NUNO CENTENO, ESPAÇO FUNDAÇÃO PMLJ, MUSEU DO ORIENTE, COLÉGIO DAS ARTES, CENTRO CULTURAL VILA FLOR (CCVF), APPLETON SQUARE, MUSEU BERARDO / CCB, MUSEU DA ELECTRICIDADE / FUNDAÇÃO EDP / MAAT, AMONG MANY OTHER NATIONAL AND INTERNATIONAL SPACES.

HE CURATED, AMONG OTHER INDEPENDENT PROJECTS: ZAPPING ECSTASY (1996), (A)CASOS (&) MATERIAIS (1998-99), PLANO XXI / PORTUGUESE CONTEMPORARY ART. CINEMA & MUSIC (2000 / GLASGOW), PROJECTO IN.TRANSIT + W.C.CONTAINER (1999 A 2009) AND O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL (WITH EMÍLIA TAVARES / 2015).

AMONG THE MOST INSTITUTIONAL COMMISSIONED PROJECTS ARE: ‘ANATOMIAS CONTEMPORÂNEAS’ (WITH PAULO CUNHA E SILVA / 1997); ‘TERMINAL’ (2005);‘CCC _ COLLECTING COLLECTIONS AND CONCEPTS, UMA VIAGEM ICONOCLASTA POR COLEÇÕES DE COISAS EM FORMA DE ASSIM’ A COMISSION FOR GUIMARÃES 2012 EUROPEAN CAPITAL OF CULTURE; AND MORE RECENTLY ‘PICTURES AND CREAM’ (2015 / CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART); AND ‘THEM OR US!, UM PROJECTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA SOCIAL E POLÍTICA’ (2017 / GALERIA MUNICIPAL DO PORTO).

OVER MORE THAN TWENTY-FIVE YEARS OF WORK, HE PARTICIPATED IN APPROXIMATELY 300 EXHIBITION AND PERFORMATIVE PROJECTS, AND COMMISSIONED AND PRODUCED MORE THAN SEVENTY INDEPENDENT AND INSTITUTIONAL EXHIBITIONS THAT MARKED THE DEVELOPMENT OF THE WORK OF A NEW GENERATION OF CREATORS AND PROVIDED HIM WITH AN EXTENSIVE KNOWLEDGE OF ARTISTIC PRACTICES IN PORTUGAL.

WWW.PAULOMENDES.ORG

« Playlist #21 – Daniel Pinheiro
Playlist #19 – Margarida Paiva »