PLAYLIST #4 – FREDERICO BRÍZIDA, ISABEL RIBEIRO, MANUEL SANTOS MAIA Posted in: Eventos, Playlist

LADO A – 3, 5, 11, 17, 19 E 25 DE NOVEMBRO – 22H00/02H00

FREDERICO BRÍZIDA
REFORMA
2016
VÍDEO/COR, 14’47’’

REGISTOS MANIPULADOS DE UM DIÁRIO VISUAL; FRAGMENTOS DO QUOTIDIANO QUE TRESPASSAM A BARREIRA DO FAMILIAR POSICIONANDO-SE NUMA ESFERA MAIS ABSTRACTA COM ABERTURA PARA INÚMERAS INTERPRETAÇÕES.

MANUEL SANTOS MAIA
É A MINHA PRÓPRIA CASA, MAS CREIO QUE VIM FAZER UMA VISITA A ALGUÉM
2012
FILME SUPER 8 (TRANSFERIDO PARA DIGITAL), 2’50’’
REALIZAÇÃO, ARGUMENTO, FOTOGRAFIA: MANUEL SANTOS MAIA. C MARA, TELECINAGEM, EDIÇÃO, PÓS-PRODUÇÃO: RICARDO LEITE. TEXTO: MARIA GABRIELA LLANSOL (DO LIVRO ‘UM FALCÃO NO PUNHO’). PRODUÇÃO: MANUEL SANTOS MAIA, CASA DA IMAGEM, JOANA MATEUS, INÊS AZEVEDO E RICARDO LEITE.

ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM_NAMPULA
2015
SLIDESHOW
31’19’’
PERCURSO A PÉ REALIZADO NA CIDADE DE NAMPULA REGISTADO DISCRETAMENTE COM O TELEMÓVEL.
ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM É O SEGUNDO MOMENTO DO PROJECTO ALHEAVA E A PRIMEIRA DE SEIS PARTILHAS DESTA VIAGEM, AO LUGAR FÍSICO DA MEMÓRIA. UMA VIAGEM APÓS QUASE 40 ANOS DE AUSÊNCIA, NUMA REDESCOBERTA DE LUGARES FAMILIARES, DE PRESENÇAS, SOMBRAS, DE LUZ, IMAGENS DE UM MOÇAMBIQUE POR REVELAR.

ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM_ANGOCHE
2015
SLIDESHOW
10’’41’’
VIAGEM DE AUTOMÓVEL ENTRE A CIDADE DE NAMPULA E ANGOCHE, NO NORTE DE MOÇAMBIQUE, REGISTADA COM UM TABLET.

ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM_ANGOCHE
2015
SLIDESHOW
3’35’’
VIAGEM DE AUTOMÓVEL ENTRE A CIDADE DE NAMPULA, ANGOCHE E ILHA DE MOÇAMBIQUE NO NORTE DE MOÇAMBIQUE, REGISTADA COM UM TABLET.

LADO B – 4, 10, 12, 18, 24 E 26 DE NOVEMBRO – 22H00/02H00

ISABEL RIBEIRO
NERVO
2003
VÍDEO, COR, SOM, 55’34”(LOOP)

ESTE VÍDEO CONSISTE NUM PLANO APROXIMADO DAS MÃOS DE UMA MULHER QUE, ASSENTES NUMA MESA DE CAFÉ, RASGAM E ENROLAM COMPULSIVA E ININTERRUPTAMENTE PEQUENOS PEDAÇOS DE PAPEL, DENUNCIANDO A SUA ALIENAÇÃO. ESTE TRABALHO ENUMERA TAMBÉM A SOLIDÃO QUE DEFINE MUITAS VEZES OS NOSSOS DIAS.

SOBRE OS ARTISTAS

FREDERICO BRÍZIDA
NASCIDO EM 1991. VIVE E TRABALHA EM LISBOA.
LICENCIADO EM ESCULTURA PELA FACULDADE DE BELAS ARTES DE LISBOA (2009/2012). ARTISTA RESIDENTE NA RED BULL HOUSE OF ART EM LISBOA (2012). A MAIS RECENTE EXPOSIÇÃO FOI A COLECTIVA ‘A MEIO DE QUALQUER COISA’, NA GALERIA GRAÇA BRANDÃO EM LISBOA (2016).

CARGOCOLLECTIVE.COM/FREDERICOBRIZIDA

ISABEL RIBEIRO
NASCEU EM 1976 NA COVILHÃ.
VIVE E TRABALHA ENTRE PORTO E LISBOA.
A ARTISTA TEM DESENVOLVIDO TRABALHOS EM PINTURA, DESENHO, ESCULTURA E VÍDEO QUE REPRESENTAM SITUAÇÕES E ESPAÇOS. NA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS, APROPRIA-SE DE REFERÊNCIAS DO IMAGINÁRIO LITERÁRIO OCIDENTAL OU DE SINALÉTICAS DO QUOTIDIANO. OS SEUS TRABALHOS SÃO PERCORRIDOS POR DIVERSAS INQUIETAÇÕES GERADAS NA MODERNIDADE E QUE TÊM A VER COM UM FRACASSO DO INDIVÍDUO COM O QUE O RODEIA: A CRISE INDIVIDUAL, A CRISE COLECTIVA, O CONFLICTO ENTRE O INDIVIDUAL E O SOCIAL, AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO, AS FORÇAS DE MUDANÇA, A SOLIDÃO DA LUTA, O CONTÍNUO FALHANÇO DOS MOVIMENTOS DE MUDANÇA, OS DILEMAS E A LONGEVIDADE DA COMUNIDADE, A DEPRESSÃO, O DESEMPREGO, A SOLIDÃO, O TÉDIO.
UM PROCEDIMENTO COMUM EM MUITOS DOS SEUS TRABALHOS É A PRODUÇÃO DE LIGEIRAS ALTERAÇÕES, DESLOCAMENTOS, REENQUADRAMENTOS, SUBSTITUIÇÃO OU ANULAÇÃO DE ELEMENTOS DA IMAGEM DE REFERÊNCIA. SÃO IMAGENS NAS QUAIS A ARTISTA REPRESENTA LUGARES DE FUGA QUE FALAM DESSE FRACASSO.

O NOME DA ARTISTA ESTÁ TAMBÉM LIGADO À CRIAÇÃO DO ‘SALÃO OLÍMPICO’ E DO ‘PROJECTO APÊNDICE’, DOIS DOS ESPAÇOS GERIDOS PELOS PRÓPRIOS ARTISTAS MAIS RELEVANTES QUE SURGIRAM NO PORTO NOS ÚLTIMOS ANOS. PARA ALÉM DESSA ACTIVIDADE, AINDA COMISSARIOU DIVERSAS EXPOSIÇÕES DENTRO E FORA DO PAÍS.

ENTRE AS SUAS EXPOSIÇÕES MAIS RECENTES DESTACAM-SE EM 2016 ‘ORANGE’, UMA PARCERIA COM NGELO FERREIRA DE SOUSA NO ROSALUX EM BERLIM; EM 2015, A PARTICIPAÇÃO EM ‘VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO’ NO MBITO DA BIENAL DA MAIA 2015 E ‘MARCO ZERO’ NA OLIVA CREATIVE FACTORY EM SÃO JOÃO DA MADEIRA; EM 2014, AS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS ‘FRACCIENTE’ NA GALERIA QUADRADO AZUL DO PORTO, E ‘CASTIGO’, NO LABORATÓRIO DAS ARTES EM GUIMARÃES, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO NAS COLECTIVAS ‘ATLAS SECRETO’, QUE TEVE APRESENTAÇÕES EM DIVERSOS LOCAIS NO PAÍS, E ‘SUB 40’, NA GALERIA MUNICIPAL DO PORTO.
NOS ÚLTIMOS ANOS PARTICIPOU AINDA EM EXPOSIÇÕES REALIZADAS NA CASA DA CERCA EM ALMADA, ESPAÇO MALMO EM MADRID, RÉSIDENCE ANDRÉ DE GOUVEIA EM PARIS, SALA DO VEADO EM LISBOA E MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS, NO PORTO.
FOI ARTISTA RESIDENTE NO PROJECTO ‘MEMÓRIAS COLECTIVAS SINGULARES’, INTEGRADO NA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE GUIMARÃES 2012 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA.

MANUEL SANTOS MAIA
NASCEU EM NAMPULA, MOÇAMBIQUE.
VIVE E TRABALHA NO PORTO.
LICENCIADO EM ARTES PLÁSTICAS – PINTURA NA FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO.

EXPÕE REGULARMENTE DESDE 1999, ANO EM QUE CONCEBE O PROJECTO ‘ALHEAVA’, QUE TEM VINDO A APRESENTAR ATÉ AO PRESENTE. CONTEMPLANDO DIVERSAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS, COMO A INSTALAÇÃO, A FOTOGRAFIA, A PINTURA, O VÍDEO, A PERFORMANCE, O TEATRO E O SOM, AS VÁRIAS MOSTRAS EM QUE TEM PARTICIPADO TÊM SIDO APRESENTADAS EM DIFERENTES PAÍSES TAIS COMO INGLATERRA, FRANÇA, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, BÉLGICA, ESPANHA, NORUEGA, MACAU E ARGÉLIA, BEM COMO EM DIVERSAS CIDADES NACIONAIS COMO PORTO, LISBOA, COIMBRA, LAGOS, OEIRAS, GUIMARÃES, BRAGA, TOMAR, CASCAIS, ENTRE OUTRAS.

TANTO NO MAIS RECENTE PROJECTO ‘NON’, IDEALIZADO EM 2003 E APRESENTADO DESDE 2006, COMO NO PROJECTO ‘ALHEAVA’, MANUEL SANTOS MAIA CRUZA A NOÇÃO DE DOCUMENTO COM A EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL E FAMILIAR PARA ALCANÇAR UMA ESPÉCIE DE MEMORABILIA COLECTIVA, ENQUANTO ESPELHO ANTROPOLÓGICO QUE NOS LIGA A TODOS PELO FILTRO DE UMA “INTIMIDADE DOCUMENTADA”.

(INGLÊS)

PLAYLIST #4 – FREDERICO BRÍZIDA, ISABEL RIBEIRO, MANUEL SANTOS MAIA

SIDE A – 3, 5, 11, 17, 19 AND 25 NOVEMBER – 10:00PM/02:00AM

FREDERICO BRÍZIDA
REFORMA
2016
VÍDEO/COLOR, 14’47’’

MANIPULATED RECORDS OF A VISUAL DIARY; EVERYDAY FRAGMENTS PIERCING THE BARRIER OF THE FAMILIAR, POSITIONING THEMSELVES IN A MORE ABSTRACT SPHERE, OPEN TO NUMEROUS INTERPRETATIONS.

MANUEL SANTOS MAIA
É A MINHA PRÓPRIA CASA, MAS CREIO QUE VIM FAZER UMA VISITA A ALGUÉM
2012
SUPER 8 FILM (DIGITAL TRANSFER), 2’50’’
DIRECTOR, PHOTOGRAPHY, SCRIPT: MANUEL SANTOS MAIA. CAMERA, TELECINE, EDIT, POST-PRODUCTION: RICARDO LEITE. TEXT: MARIA GABRIELA LLANSOL (FROM THE BOOK ‘UM FALCÃO NO PUNHO’). PRODUCTION: MANUEL SANTOS MAIA, CASA DA IMAGEM, JOANA MATEUS, INÊS AZEVEDO AND RICARDO LEITE.

ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM_NAMPULA
2015
SLIDESHOW
31’19’’
A WALK IN THE CITY OF NAMPULA, DISCREETLY RECORDING IMAGES WITH A CELLPHONE. ‘ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM’ IS THE SECOND ‘ALHEAVA’ INSTALLMENT, AND THE FIRST OF SIX SHARES BASED ON THIS JOURNEY TO THE PHYSICAL PLACE OF MEMORY. A JOURNEY HELD AFTER NEARLY 40 YEARS OF ABSENCE TO REDISCOVER FAMILIAR PLACES, PRESENCES, SHADOWS, LIGHT, IMAGES OF AN UNDISCLOSED MOZAMBIQUE.

ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM_ANGOCHE
2015
SLIDESHOW
10’’41’’
A CAR DRIVE BETWEEN THE CITIES OF NAMPULA AND ANGOCHE, IN THE NORTH OF MOZAMBIQUE, RECORDED WITH A TABLET.
‘ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM’ IS THE SECOND ‘ALHEAVA’ INSTALLMENT, AND THE FIRST OF SIX SHARES BASED ON THIS JOURNEY TO THE PHYSICAL PLACE OF MEMORY. A JOURNEY HELD AFTER NEARLY 40 YEARS OF ABSENCE TO REDISCOVER FAMILIAR PLACES, PRESENCES, SHADOWS, LIGHT, IMAGES OF AN UNDISCLOSED MOZAMBIQUE.

ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM_ANGOCHE
2015
SLIDESHOW
3’35’’
A TRAVEL BY CAR FROM THE CITY OF NAMPULA TO ANGOCHE AND MOZAMBIQUE ISLAND IN NORTHERN MOZAMBIQUE, RECORDED WITH A TABLET.
‘ALHEAVA – TRANSPORTO SEMPRE UMA VIAGEM’ IS THE SECOND ‘ALHEAVA’ INSTALLMENT, AND THE FIRST OF SIX SHARES BASED ON THIS JOURNEY TO THE PHYSICAL PLACE OF MEMORY. A JOURNEY HELD AFTER NEARLY 40 YEARS OF ABSENCE TO REDISCOVER FAMILIAR PLACES, PRESENCES, SHADOWS, LIGHT, IMAGES OF AN UNDISCLOSED MOZAMBIQUE.

SIDE B – 4, 10, 12, 18, 24 AND 26 NOVEMBER – 10:00PM/02:AM

ISABEL RIBEIRO
NERVO
2003
VÍDEO, COLOR, SOUND, 55’34” EM LOOP

THIS VIDEO CONSISTS OF A CLOSE-UP OF THE HANDS OF A WOMAN RESTING ON A COFFEE TABLE, TEARING AND CURLING COMPULSIVELY AND CONTINUOUSLY SMALL PIECES OF PAPER, IN A DENOUNCMENT OF HER ESTRANGEMENT. THIS WORK ALSO ENUMERATES THE LONELINESS THAT OFTEN DEFINES OUR EVERYDAY.

ABOUT THE ARTISTS

FREDERICO BRÍZIDA
BORN IN 1991.
LIVES AND WORKS IN LISBON.
BFA IN SCULPTURE FROM THE FACULTY OF FINE ARTS OF LISBON (2009/2012). RESIDENT ARTIST AT RED BULL HOUSE OF ART IN LISBON (2012). HIS MOST RECENT EXHIBITION WAS THE GROUP SHOW ‘A MEIO DE QUALQUER COISA’, AT GRAÇA BRANDÃO GALLERY IN LISBON (2016).

CARGOCOLLECTIVE.COM/FREDERICOBRIZIDA

ISABEL RIBEIRO
BORN IN 1976 IN COVILHÃ, PORTUGAL.
LIVES AND WORKS BETWEEN PORTO AND LISBON.
LICENCIATURA (BFA)DEGREE IN FINE ARTS – PAINTING AT THE FACULTY OF FINE ARTS, UNIVERSITY OF PORTO.
ISABEL RIBEIRO HAS DEVELOPED WORKS IN PAINTING, DRAWING, SCULPTURE AND VIDEO, MOSTLY REPRESENTING SITUATIONS AND SPACES. IN THE CONSTRUCTION OF HER IMAGES, THE ARTIST APPROPRIATES DIVERSE REFERENCES, RANGING FROM THE WESTERN LITERARY TRADITION TO SIGNS AND SYMBOLS OF THE EVERYDAY.
HER WORKS ARE TRAVERSED BY VARIOUS ANXIETIES GENERATED IN MODERNITY, RELATING TO THE SUBJECTS’FAILURE REGARDING HERS OR HIS SURROUNDINGS: THE INDIVIDUAL OR COLLECTIVE CRISIS, THE CONFLICT BETWEEN THE INDIVIDUAL AND THE SOCIAL, TRANSFORMATIONS OF SPACE, FORCES OF CHANGE, THE LONELINESS OF POLITICAL STRUGGLE, THE CONTINUED FAILURE OF CHANGE MOVEMENTS, THE DILEMMAS AND THE LONGEVITY OF THE COMMUNITY, DEPRESSION, UNEMPLOYMENT, LONELINESS, BOREDOM.
A COMMON PROCEDURE IN MANY OF HER WORKS IS THE PRODUCTION OF SLIGHT CHANGES, SHIFTS, REFRAMINGS, REPLACEMENTS OR SUPPRESSION OF ELEMENTS PERTAINING TO THE REFERENCE IMAGE. THE RESULTS REPRESENT THE VANISHING POINTS THAT SPEAK OF THOSE FAILURES.

ISABEL RIBEIRO IS ALSO LINKED TO THE CREATION OF THE ‘SALÃO OLÍMPICO’ AND ‘PROJECTO APÊNDICE’, TWO OF THE MOST SIGNIFICANT ARTIST RUN SPACES APPEARING IN THE CITY OF PORTO IN RECENT YEARS. FURTHERMORE, SHE ALSO CURATED SEVERAL EXHIBITIONS IN AND OUT OF PORTUGAL.

HER OWN MOST RECENT EXHIBITIONS INCLUDE, IN 2016, ‘ORANGE’, A PARTNERSHIP WITH NGELO FERREIRA DE SOUSA AT ROSALUX IN BERLIN; IN 2015, ‘VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO’ UNDER THE MAIA BIENNIAL 2015, AND ‘MARCO ZERO’ AT OLIVA CREATIVE FACTORY IN SÃO JOÃO DA MADEIRA; IN 2014, THE SOLO EXHIBITIONS ‘FRACCIENTE’ AT QUADRADO AZUL GALLERY IN PORTO, AND ‘CASTIGO’ AT THE LABORATÓRIO DAS ARTES IN GUIMARÃES, AS WELL AS PARTICIPATION IN GROUP EXHIBITIONS ‘ATLAS SECRETO’, WITH PRESENTATIONS ON SEVERAL LOCATIONS THROUGHOUT PORTUGAL, AND ‘SUB 40’, AT THE GALERIA MUNICIPAL DO PORTO / ALMEIDA GARRETT LIBRARY. IN RECENT YEARS THE ARTIST HAS ALSO PARTICIPATED IN EXHIBITIONS AT CASA DA CERCA IN ALMADA, PORTUGAL; MALMO SPACE IN MADRID, SPAIN; RÉSIDENCE ANDRÉ DE GOUVEIA IN PARIS, FRANCE; SALA DO VEADO IN LISBON AND SOARES DOS REIS NATIONAL MUSEUM IN PORTO.
SHE WAS RESIDENT ARTIST IN THE PROJECT ‘MEMÓRIAS COLECTIVAS SINGULARES’, PART OF THE OFFICIAL PROGRAMMING OF GUIMARÃES 2012 EUROPEAN CAPITAL OF CULTURE.

MANUEL SANTOS MAIA
BORN IN NAMPULA, MOZAMBIQUE.
LIVES AND WORKS IN PORTO.
LICENCIATURA (BFA)DEGREE IN FINE ARTS – PAINTING AT THE FACULTY OF FINE ARTS, UNIVERSITY OF PORTO.
MANUEL SANTOS MAIA HAS EXHIBITED REGULARLY SINCE 1999, THE YEAR IN WHICH HE BEGINS HIS PROJECT ‘ALHEAVA’, THAT HAS BEEN PRESENTED EVER SINCE. CONTEMPLATING DIVERSE ARTISTIC PRACTICES SUCH AS INSTALLATION, PHOTOGRAPHY, PAINTING, VIDEO, PERFORMANCE, THEATER AND SOUND, HE HAS EXHIBITED HIS WORK IN DIFFERENT COUNTRIES SUCH AS ENGLAND, FRANCE, USA, BELGIUM, SPAIN, NORWAY, MACAU AND ALGERIA, AS WELL AS IN SEVERAL PORTUGUESE CITIES SUCH AS PORTO, LISBON, COIMBRA, LAGOS, OEIRAS, GUIMARÃES, BRAGA, TOMAR, CASCAIS, AMONG OTHERS.
BOTH IN HIS MOST RECENT ‘NON’ PROJECT, CREATED IN 2003 AND PRESENTED SINCE 2006, AS WELL AS IN THE PROJECT ‘ALHEAVA’, MANUEL SANTOS MAIA CROSSES THE NOTION OF THE DOCUMENT WITH THE INDIVIDUAL AND FAMILY EXPERIENCES TO ACHIEVE A KIND OF COLLECTIVE MEMORABILIA, AS ANTHROPOLOGICAL MIRROR THAT BINDS US ALL THROUGH THE FILTER OF A “DOCUMENTED INTIMACY.”

« PLAYLIST #5 Eduardo Matos
Playlist #3 – José Almeida Pereira »